Level Design, Jogabilidade e Narrativa para Games
David de Oliveira Lemes (Org.).

R$ 9,99

Apresentação:

Apresentar um livro sobre level design e narratividade para games é uma atividade complexa, pois muitos termos e teorias são tratados do decorrer deste livro.

Posso começar respondendo inicialmente a seguinte questão: o que é level design? Level ou nível em um jogo digital pode ser o mapa do jogo e todos os eventos que vão acontecer no seu interior. Mas não é só isso. Ao compreendermos os modos pelos quais um level design pode ser constituído, encontramos articulações entre puzzles, tasks e quests e no sentido de ampliarmos e criarmos novos desafios. Torna-se então necessário desenharmos, a partir das mecânicas do game, uma maneira de apresentar esses elementos de forma a contribuir para o processo narrativo contextualizando desafios e narrativa ao passo que evoluímos no jogar do jogo.

Você já parou para pensar que para se jogar é necessário, como em algumas situações de nossa vida pessoal, realizar procedimentos. E o que seriam esses procedimentos? Na vida ou no jogo, a ideia de realizar um procedimento está, na maioria das vezes, atrelada às ações que são determinadas por regras ou um estatuto a ser seguido.

Organizador: David de Oliveira Lemes

Autores participantes:

Alan Carvalho, Alexandre Braga, Aline Antunes, Cristiano Tonéis, David de Oliveira Lemes, Diogo Cortiz, Fábio Fernandes, Fábricio Fava, Hermes Hidebrand, Jéssica Francielle, Lucas Meneguette, Luiz Carneiro, Mario Fontes, Renato de Medeiros e Thiago Mittermayer.

Endosso:

Esse livro, você vai concordar comigo, atende a ambos os segmentos dessa indústria. Não são apenas os professores e alunos da graduação, da pós-graduação, dos cursos técnicos e dos cursos livres que precisam de materiais de referência de qualidade, mas os desenvolvedores também precisam ler sobre Level design, jogabilidade e narrativa para games. E esse material em particular (o livro) tem algo que eu considero sensacional: está em Português, com isso suprindo uma lacuna ainda enorme que é a baixíssima oferta de livros sobre desenvolvimento de jogos digitais em nossa língua materna. As referências que usamos, em sua maioria, ainda são em Inglês ou outros idiomas. Se não houvesse outra razão, essa já seria uma para se festejar.

Alan Carvalho

Categoria:

Descrição

Formato: EPUB 2.0 e/ou eBook Kindle (.mobi)
Tamanho do arquivo: 9,2 mB
Idioma: Português
Número de páginas: 208 páginas
Número ISBN: 978-85-54863-06-7
Editora: C0D3S
Lançamento: 03 de abril de 2018

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